A Arquidiocese de Londrina realiza, no domingo (14) o Dia Mundial dos Pobres. A data é uma iniciativa do Papa Francisco, neste ano em sua 5ª edição, com o objetivo de provocar a reflexão, ação e oração em torno dos que vivem em vulnerabilidade social. No domingo, gestos de solidariedade em todo Brasil e no mundo visam à população mais vulnerável.

Em Londrina, teremos partilha de café da manhã na Catedral, almoço para pessoas em situação de rua em três pontos de maior incidência da cidade, janta, e ações descentralizadas nas diversas paróquias da arquidiocese, com a população que já é atendida no cotidiano das comunidades. Ao todo serão servidas pelo menos 500 refeições.

“A proposta é somar ao que já vem sendo ofertado pela rotina dos grupos solidários”, explica o padre Dirceu Fumagalli, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na zona sul de Londrina, e um dos organizadores do evento.  A ação é organizada pelas Pastorais Sociais, Pastoral da Rua da Paróquia São Lourenço, zona sul, e Santuário Nossa Senhora Aparecida, Toca de Assis e Paróquia Ambiental.

Celebração

Neste ano, o Dia Mundial do Pobre tem como tema: “Sentes compaixão?”, um convite a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais 51,9 milhões de brasileiros. O lema bíblico que inspira a celebração desta edição é: “Sempre tereis pobres entre vós”, extraído de Mt 14, 7.

Mensagem do Papa para a V Jornada Mundial dos Pobres 2021

Na mensagem para a VI Jornada Mundial dos Pobres deste ano, publicada em 13 de junho de 2021, o Papa Francisco convida a Igreja e a sociedade para não apenas se reconhecer também pobres e “ficar à espera que batam à nossa porta” mas ir ter com eles às suas casas, aos hospitais e casas de assistência, à estrada e aos cantos escuros onde, por vezes, se escondem, aos centros de refúgio e de acolhimento… É importante compreender como se sentem, o que estão a passar e quais os desejos que têm no coração”. A mensagem completa pode ser acessada no link: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/poveri/documents/20210613-messaggio-v-giornatamondiale-poveri-2021.html