Um dos equívocos mais comuns que as pessoas cometem no tocante ao Novo Testamento é pensar que Saulo, perseguidor da Igreja Cristã primitiva, mudou seu nome para Paulo depois de se converter ao cristianismo.

Muitos até acham que foi Deus quem mudou o nome de Saulo para Paulo.

No entanto, quando lemos o Novo Testamento com atenção, observamos que Deus nunca muda o nome de Saulo para Paulo. Quando Deus fala com Saulo, ele usa o seu nome hebraico.

“Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. Saulo disse: “Quem és, Senhor?” Respondeu ele: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues” (Atos dos Apóstolos, 9,4-5).

A primeira vez que vemos o nome de Saulo referenciado como Paulo é bem adiante, no mesmo livro dos Atos dos Apóstolos:

“Então Saulo, chamado também Paulo, cheio do Espírito Santo, cravou nele os olhos” (Atos dos Apóstolos, 13,9).

A maioria dos estudiosos bíblicos considera que Saulo tinha duas versões do seu nome, uma hebraica e a outra latina, como explica a Enciclopédia Católica:

“Ele pertencia à tribo de Benjamim e, portanto, recebeu na época da sua circuncisão o nome de Saulo [Saul], que deve ter sido comum naquela tribo em memória do primeiro rei dos judeus (cf. Filipenses 3,5). Já como cidadão romano, ele também usava o nome latino de Paulo. Era bastante comum que os judeus da época tivessem dois nomes, um hebraico e o outro latino ou grego, entre os quais muitas vezes havia certa assonância e que se mencionavam conjuntamente tal como o faz São Lucas em Atos 13,9: Saulos ho kai Paulos).

Se Saulo tinha dois nomes, por que o restante do Novo Testamento usa o seu nome latino?

Muitos acreditam que essa mudança adotada pelo autor São Lucas no texto dos Atos dos Apóstolos representa a nova missão de Saulo/Paulo perante os gentios, que falavam latim e/ou grego. Era natural que, ao iniciar o seu apostolado entre os gentios, Paulo priorizasse o seu nome romano.

Resumindo, Deus não mudou o nome de Saulo. O próprio Saulo é que, no propósito de melhor alcançar os gentios, usava o seu nome romano durante as suas muitas viagens.

Autor: Philip Kosloski 

Fonte: Aleteia