Hoje, com muita alegria, fé e devoção, celebramos a Virgem Maria sob o título de Rainha!

A festa litúrgica de Nossa Senhora Rainha foi instituída pelo Papa Pio XII e também é conhecida como festa do “Reinado de Maria”.

No dia 11 de Outubro de 1954, Pio XII coroou Nossa Senhora na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, Itália, e promulgou a Encíclica “Ad Caeli Reginam” (A Rainha do Céu). A carta é um tratado sobre a realeza e a dignidade de Maria.

Na Encíclica, a data da festa foi estabelecida para o dia 31 de maio, mês de Maria. Atualmente, porém, a celebração acontece oito dias após a festa da Assunção de Nossa Senhora: assim, fica manifesta a íntima ligação entre a Assunção de Maria e sua coroação no céu.

A celebração do Reinado de Nossa Senhora tem sua origem na festa de Cristo – Rei do Universo, ou, festa do “Reinado de Cristo”. Como Jesus Cristo é Rei, sua mãe terrena, pura e imaculada, também é Rainha. Não se trata de um reino deste mundo, mas de um reinado eterno, universal, segundo a vontade de Deus.

O reinado de Nossa Senhora se faz visível concretamente, para nós que ainda caminhamos neste mundo, através da intercessão, proteção e orientação concedidas por ela para nos conduzir ao Seu Filho.
(Fonte: Aleteia)

Nossa Senhora Rainha do Céu e da Terra, rogai por nós!