A comunidade se orgulha de ser uma Paróquia Mariana, dedicada à “Providência Divina”, um termo que se refere à ação direta de Deus na humanidade. A devoção a Nossa Senhora Mãe da Divina Providência surgiu em um período de grandes transformações na Igreja, um contexto similar ao atual, que nos convida a viver em missão permanente e a formar comunidades.
A paróquia tem como co-padroeira a Serva de Deus Madre Leonia Milito, cuja obra missionária se estende por cinco continentes. Sua trajetória de santidade nos inspira a buscar coerência entre fé e missão.
A escolha do nome da comunidade foi interpretada como um sinal divino. Após a chegada do Pe. Joel à Paróquia São Vicente de Paulo, ocorreu a morte do Pe. Luiz Dotto. O bispo designou dois padres, incluindo o Pe. Joel Medeiros, para organizar os pertences do Pe. Luiz, que havia legado sua casa à Arquidiocese de Londrina. Originalmente chamada “Capela da Divina Providência”, a denominação foi alterada para “Capela Mãe da Divina Providência” após a descoberta de um azulejo com a imagem de Nossa Senhora e o título “Madre della Divina Provvidenza” pelo Pe. Joel, coincidindo com a imagem já venerada.
Criada Paróquia Mãe da Divina Providência, na zona sul de Londrina
Somos a paróquia de número 84 da arquidiocese de Londrina. Sua elevação foi oficializada pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz numa celebração eucarística, no domingo, 18 de fevereiro, com a presença da comunidade. Na ocasião, tomou posse o primeiro pároco, padre Vandemir Araujo.
A nova paróquia se desmembra da Paróquia São Vicente de Paulo. Seu templo foi construído em 2017 em um terreno adquirido pela São Vicente em 2005 já com o intuito de que ali funcionasse uma futura paróquia. “É muito bonito esse processo histórico em que as pessoas vão se envolvendo, vão se comprometendo e vão realizando verdadeiramente sonhos no sentido de fazer uma igreja crescer, se desenvolver, para ser um sinal muito concreto da fé no lugar onde as pessoas vivem”, explicou o arcebispo.
Esta é a primeira paróquia criada por dom Geremias nos seus quase 13 anos de episcopado. “Eu não havia criado nenhuma paróquia, portanto é aqui o lugar, a diocese em que criei a primeira paróquia, pode-se dizer assim que é uma filha que nasce e quero desejar que a Paróquia Mae da Divina Providência vá muito bem, consiga viver bem a fé e ser verdadeiramente um espaço de evangelização muito bonito e concreto”, desejou o arcebispo.
Nasce pequena
Segundo dom Geremias, uma comunidade católica geralmente nasce muito pequena, com lideranças que começam a realizar ações como reuniões de famílias, oração e organização comunitária. “E assim vão crescendo no sonho de construir uma comunidade, foi o que aconteceu com essa paróquia… Então quero me alegrar com a agora Paróquia Mãe da Divina Providência por tudo aquilo que conseguiram e pelo belo exemplo que deram do valor da fé, de como é possível se reunir através da fé, para ver como é possível acontecer coisas bonitas como é o caso da construção de uma igreja e agora a criação da paróquia que trouxe mais alegria para o povo daquela região”, conclui dom Geremias
Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana
Foto de destaque: Renilson Guimarães
Fotos: Vitor Stelle